SIGA A EI NAS REDES SOCIAIS:
66 3401-5822
TEXTO DISSERTATIVO
05 Maio 2020
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO E SAÚDE

     Uma vacina é uma substância constituída por antígenos mortos ou inativos que tem por objetivo principal fornecer imunidade ao organismo humano contra agentes infecciosos que futuramente poderiam vir a atacá-lo e debilitá-lo. Por meio de estudos, cientistas e pesquisadores da área da saúde puderam encontrar meios de erradicar doenças e epidemias que, antigamente, assolavam a população e que hoje são tratadas com mais naturalidade e simplicidade.

     Segundo a Revista Consensus, o Brasil é referência mundial em vacinação, foi um dos pioneiros na incorporação de diversas vacinas por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e, ainda, é um dos poucos países no mundo a oferecer, de maneira universal, um extenso número de imunobiológicos. Porém, o que realmente preocupa os profissionais da área da saúde é a queda, cada vez mais acentuada, no número de municípios que dispõe de coberturas vacinais adequadas. Do ano de 2011 para 2016, houve uma queda de, aproximadamente, 15% a 40% nesses números.     

     De acordo com a Doutora Rosanna Ritchmann, médica infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, apenas as vacinas não garantem 100% de eficácia na defesa do organismo contra agentes patogênicos, cada pessoa tem um potencial de proteção diferenciado e, ainda de acordo com a médica, tomar uma vacina contra alguma doença não significa que não haja necessidade de cuidar da higiene e da própria saúde em casa. 

     Portanto, pode-se concluir que as campanhas governamentais de vacinação são importantes para a preservação da vida humana e para assegurar uma melhor qualidade de vida a toda a população. Com base no que as pesquisas apontam, se não houvesse uma cobertura vacinal adequada em cada cidade, simples problemas poderiam acabar se tornando algo bem maior e mais complexo. Para que isso não ocorra, é necessário que haja campanhas para a  conscientização da população e que as pessoas parem de negligenciar os cuidados com a própria saúde. O Estado também deve assegurar que as vacinas sejam acessíveis a todos e veicular as campanhas de saúde pública nos meios de comunicação para que assim possa atingir um maior número de indivíduos.

Daniel Cintra de Castro - 9º ano

Professora: Isa Angélica

 

FIQUE LIGADO!