01/04/2015 - 01:16
Turma da Coopema invade a UFMT

Visitação faz parte de uma série de ações da Área de Ciências Humanas

Adilson Chinna- Assessoria de Comunicação

A Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, campus de Pontal do Araguaia, recebeu os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Eles visitaram o laboratório de Biologia Geral e a Litoteca (uma “biblioteca” de rochas e minerais). O objetivo era conhecer e identificar fósseis encontrados na nossa região.

O anfitrião,  professor Silvio Cesar Oliveira Colturato, supervisionou a apresentação dos trabalhos, e coube aos monitores Luciainy (curso de Geografia) e Thiago, Izanaira e Dhenifer (curso de Biologia) o acompanhamento dos alunos em suas dúvidas e questionamentos.

As professoras da Escola Coopema, Michele Reis (História) e Alexsandra Souza (Coordenadora da Área de Ciências Naturais), mediaram a aula expositiva. “Essa atividade complementa o conteúdo visto em sala de aula, aonde estudamos, especificamente, fósseis. Aqui eles têm a oportunidade de unir a teoria à prática”, disse Michele.

No final, muita euforia por parte dos pequenos exploradores. “Eu pude ver coisas que têm milhões e milhões de anos”, disse Vitória Baccin. Emily Val gostou dos exercícios. “Achei muito legal. Pude comparar o que estudei na escola com fósseis reais”, comentou.

Ex-alunos: Enquanto a turma do 6º Ano visitava os laboratórios, alguns ex-alunos da Escola Coopema (e atuais universitários) fizeram questão de encontrá-los e trocar experiências. “Lembro-me bem das visitas que fazíamos aqui na idade de vocês. Tempo bom e que guardo com muito carinho”, falou Gabriel Piauí (que formou-se em 2013 e, atualmente, cursa Educação Física na UFMT ).

Mariana Santana e Kamila Rodrigues (turma de 2014), ambas do curso de Enfermagem, também fizeram questão de cumprimentar a turma. “Aproveitem, pois esse é um período muito gostoso e vocês têm que viver intensamente”, salientou Mariana.