INOVAÇÃO
16/03/2017 - 15:30
Tecnologia e Meio ambiente serão abordados pelo Projeto Interdiscipinar 2017 da COOPEMA

Os alunos do 5º ao 9º ano da Escola COOPEMA participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 16,no Anfiteatro Municipal, do lançamento do projeto interdisciplinar de 2017, que traz como tema  O MUNDO CONTEMPORÂNEO: ENTRE TECNOLOGIAS E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS.

O evento foi aberto pelo diretor pedagógico João Xavier que explicou o porquê da escolha deste enfoque. Em seguida, todos assistiram ao filme PERDIDO EM MARTE (Fox Film do Brasil), do diretor Ridley Scott. Nele, Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros, sobreviver ou retornar à Terra.

Todos acompanharam a aventura do astronauta com muita atenção, aplaudindo, até mesmo, as cenas onde eram mostradas decolagens e acoplagens de cápsulas espaciais.

Após a apresentação do filme, a coordenadora pedagógica Mariah Gonçalves fez uma breve explanação da origem dos projetos, que antes eram “Amostras Culturais” [ isso mesmo: Amostra, com “a”, porque eram pequenas apresentações de um todo pesquisado].

Com o passar dos anos o termo foi substituído pela expressão “Mostra Cultural”, devido ao sucesso e a amplitude dos temas discutidos pelos alunos da COOPEMA.

Para finalizar, os alunos foram divididos por turmas, e em cada turma foram montadas subgrupos com seus assuntos a serem pesquisados ligados ao eixo temático central.

“Os trabalhos de pesquisa e orientação seguirão conforme calendário de encontros que será divulgado posteriormente pela escola”, disse a coordenadora Mariah.