CIDADANIA
04/09/2017 - 14:28
SUICÍDIO: vamos conversar sobre o assunto?

As turmas do 3º e 2º anos participaram de uma aula diferente, conduzida pela professora Josilene, da disciplina de Redação. O tema discutido foi o suicídio e, baseados na teoria do sociólogo Emile Durkheim, conheceram os tipos de suicidas, as causas que levam ao ato e como evitar os trágicos desfechos que atingem, sobretudo,  a juventude.

Eles foram estimulados a escreverem como atividade prática e com canetinhas e/ou tinta guache, declarações de amor no corpo de seus colegas e, ao final, encontrarem uma definição para seu amor próprio, ou seja, porque se amam tanto.

“A escola como formadora do ser humano não pode se furtar à responsabilidade de debater esse tema. São inúmeros os casos ocorridos até mesmo na nossa cidade. Não é um assunto distante de nossas realidades”, disse a professora Josilene.

Outro ponto amplamente discutido foi o jogo “Baleia Azul”. Porém, a abordagem foi feita com uma maior ênfase para um outro aplicativo que , ao contrário do “Baleia Azul”   (que leva os seus praticante a superarem desafios que culminam com o suicídio),  a versão “Baleia Rosa” propõe que se cultive a vida e a autoestima.

“Ouvi relatos de alguns alunos e eles adoraram a atividade. Isso nos revela uma fragilidade emocional a que nossa juventude se encontra. Se esses jovens encontrarem suporte também na escola, ficará muito mais fácil deles lidarem com os desafios que encontrarão em suas vidas acadêmica e profissional”, comentou o diretor da COOPEMA,  João Xavier.