CIDADANIA
Adilson Chinna

Por: ADILSON CHINNA-

COORDENADOR de DISCIPLINA ESCOLA COOPEMA

A Escola Interativa COOPEMA completa, neste ano de 2020, 25 anos de fundação. Desde seus primeiros dias, quatro pilares têm sustentado e direcionado as ações de todo corpo administrativo e docente, visando aos resultados de seus alunos. São eles: a DISCIPLINA, a EXCELÊNCIA ACADÊMICA , a INOVAÇÃO e  a CIDADANIA.

A partir de hoje, você passa a conhecer e a entender como cada um destes pilares pode, na prática, contribuir na formação dos seus filhos na COOPEMA.

Começaremos pela Disciplina. A COOPEMA entende que este pilar é muito  importante e, por isso, criou uma coordenação específica para tratar dos assuntos referente aos relacionamentos entre os alunos.

Esta coordenação, em consonância com a direção e coordenação pedagógica, bem como com a psicóloga (a COOPEMA é a única escola que possui uma profissional exclusiva para tal fim), busca resolver e minimizar os impactos provocados pelas diferenças culturais, econômicas, religiosas e outras que existem dentro do espaço escolar. É uma amostra da sociedade dos adultos que, igualmente àquela tem seus conflitos.

Vivemos uma educação moderna, onde os padrões de comportamento passaram por mudanças significativas. Se positivas ou não, a verdade é que temos, dentro das escolas, gerações muito distintas: de um lado, alunos “tecnológicos” e “antenados” com todo tipo de informação e formação. Essa “galera” está acostumada com um imediatismo em todas as suas ações. “Fast food, wifi, download, streaming, games, snapchat, etc” são termos do cotidiano de crianças e adolescentes deste século.

No entanto, os educadores e os pais (em sua maioria) entram em rota de colisão com esse novo conceito, e não raro, vez ou outra, ouvimos a expressão “...porque no meu tempo...” ou ainda “...Ah! Se eu fizesse isso com meu pai ou minha mãe...”.

Se você se identificou ou já testemunhou cenas como estas é porque concorda que são necessários “acordos” para que a nova geração possa coexistir com as gerações de pais e educadores.

A escola, sem dúvida alguma, acaba sendo o palco de muitos conflitos, ou pela cobrança ou pela conivência. Calma, explicaremos a seguir.

Vivemos numa escola do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI. Acredito que este conceito resume e explica a necessidade de “acordos” para uma boa convivência.

Equivocadamente, muitos ainda ligam o termo “disciplina”, na escola, a um comportamento padrão militar. Não é. O militarismo é, ainda, o melhor exemplo de “obediência às regras, aos superiores e a regulamentos”, definição no dicionário do que é a disciplina.

E é exatamente nesta lacuna que a COOPEMA estabeleceu, em seu Regimento Interno, algumas regras básicas de comportamentos e atitudes que podem diminuir esse “choque”.

Existe, no entanto, a relutância por parte de alguns pais e alunos, é claro. Uns apoiam, outros não, mas baseados em um contexto da história do país que não referendaremos agora.

Obediência aos horários, uso obrigatório do uniforme completo, proibição de bonés, óculos escuros, celulares dentro de sala e deslocamento das turmas “em fila” dentro do espaço escolar são exemplos de condutas na COOPEMA.

Outro ponto muito elogiado é a prioridade para as alunas. Todos os meninos são orientados a “dar preferência” às meninas, quer seja na saída da sala de aula, seja na fila da cantina, etc. Cavalheirismo é um hábito que nunca sai de moda. Faz bem pra quem faz e muito mais pra quem recebe.

É primaz que família e escola sejam uníssonas na educação dos alunos. A conduta em casa e na escola deve obedecer aos mesmos padrões, pois só dessa maneira poderemos formar cidadãos que alcançarão êxito em suas ações. Mas este será o assunto de nosso próximo pilar: a EXCELÊNCIA ACADÊMICA.