CIDADANIA
02/11/2014 - 14:18
Nossa Hist

A Coopema, como é conhecida a Escola Comunitária de Educação Básica "Interativa", foi criada em 23 de agosto de 1995, por um grupo de pais e professores de Barra do Garças que, preocupados com a qualidade do ensino, fundaram a Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia (COOPEMA), entidade Mantenedora da Escola.

Inicialmente (1996 e 1997) a Escola funcionava nas dependências do Campus do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT, ofertando as séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e Ensino Médio.

Desde o início a Escola sempre primou pela qualidade dos cursos oferecidos, selecionando melhores profissionais, que atuam nas diversas áreas do conhecimento, além da titulação, domínio de conteúdos e experiência comprovada.

Sua proposta pedagógica é "baseada na interdisciplinaridade, onde o trabalho com projetos será a base fundamental para o desenvolvimento do senso crítico, pois permitirá o estudo e a análise de diversos temas, possibilitando a interação entre as várias disciplinas curriculares, transformando a sala de aula num espaço constante de pesquisa e construção do conhecimento e não apenas de mera transmissão de conhecimentos acumulados". (Projeto Político Pedagógico).

Nesses dez anos de funcionamento a Coopema cresceu em tamanho e qualidade. Sua sede constitui um destaque arquitetônico no Bairro Cristino Cortes, situada à Rua Independência, na confluência com a Rua Manoel Pereira de Brito, sob Nº 2742. O prédio possui as dependências adequadas ao desenvolvimento de uma educação, indiscutivelmente construtivista e interacionista.

A qualidade do ensino aqui ministrado fica evidenciada no sucesso de nossos egressos aprovados em vestibulares em renomadas faculdades federais e particulares, nos seguintes cursos: Arquitetura, Biomedicina, Ciências Econômicas, Engenharia (ambiental, civil, elétrica, sanitária), Farmácia, Fisioterapia, Geologia, Informática, Medicina, Nutrição, Oftometria, Publicidade, Relações Internacionais, Química, Veterinária, Zootecnia, entre outros. Além disso, ex-alunos da Coopema que concluíram a faculdade, Já se encontram atuando com êxito no mercado de trabalho, inclusive em Barra do Garças.

Nosso Fazer Pedagógico

Nossa política pedagógica está embasada nos pilares de Disciplina, Excelência Acadêmica, Inovação e Cidadania. A COOPEMA completou 17 anos em 2012 e muito se orgulha dos resultados obtidos nessa caminhada.

No Ensino Médio, temos uma equipe exclusiva com os melhores professores de nossa cidade, além da maior carga horária de Barra do Garças. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, temos um acompanhamento individualizado de nossos alunos, além de uma série de projetos pedagógicos ancorados em uma sólida formação moral e acadêmica.

Os resultados obtidos em modalidades esportivas, culturais, olimpíadas acadêmicas e nos principais concursos de vestibular evidenciam o sucesso de nossa proposta pedagógica.