EXCELÊNCIA
20/09/2018 - 14:48
NA RAÇA: equipe de basquete da COOPEMA estreia com vitória em brasileiro da categoria
Adilson Chinna

Passaram, e fácil. Porém, talvez o placar não traduza fielmente todo o esforço que os alunos-atletas do basquetebol sub-14 da Escola Interativa COOPEMA empreenderam para viajarem para Manaus, no Amazonas, e representarem a cidade de Barra do Garças e o estado de Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude- etapa nacional.

Para começar, até a antevéspera da viagem, 18 de setembro, não havia definição por parte do governo do estado (responsável pelas despesas de deslocamento e hospedagem das equipes) se Mato Grosso participaria ou não do torneio. A negativa veio na data de ontem, 19, sob alegação do elevado custo e a não disponibilidade de verba para custear as passagens aéreas das equipes que foram campeãs da etapa estadual dos jogos.

Sensibilizados com o desrespeito com os filhos e com a cidade, pais, Escola COOPEMA e a prefeitura do município de Barra do Garças organizaram uma verdadeira força-tarefa e toparam o desafio de enviá-los mesmo assim. A COOPEMA e os pais compraram as passagens aéreas e a prefeitura cedeu uma van para o deslocamento dos meninos para a cidade de Goiânia, estado de Goiás, onde embarcaram no voo da empresa LATAM às 20:30h no Aeroporto Santa Genoveva.

Porém, ao desembarcarem na capital do Amazonas, outra surpresa: o hotel indicado para ficarem alojados não havia sido reservado pelo governo de Mato Grosso e, mais uma vez, tiveram que buscar um outro espaço para descansarem, o que conseguiram fazer por volta das 3 horas da madrugada de hoje.

“Os meninos tiveram poucas horas de sono e eu não consegui “pregar os olhos””, disse o treinador Ivan, técnico da equipe.

Ao meio-dia de hoje, 20 de setembro, nossos representantes entraram em quadra para enfrentarem a equipe de Roraima. Apesar do cansaço e de todo o comprometimento psicológico devido aos transtornos e “surpresas” desta jornada, nossos garotos venceram pelo placar de 37 a 10.

“Se estamos aqui foi porque temos uma família em sintonia com nossa escola”, desabafou o capitão da equipe José Carlos.

“Foi uma vergonha. Na última hora, eles [o governo do estado de Mato Grosso] disseram que não custeariam a viagem. Vi nos olhos do meu filho a decepção, a tristeza e chorei”, desabafou emocionada a mãe do atleta Flávio Augusto, Jeany Rocha.

A COOPEMA volta a jogar amanhã em horário ainda a ser definido na noite de hoje.