EXCELÊNCIA
06/06/2017 - 08:45
Formação continuada com professores da COOPEMA aborda o tema INCLUSÃO
Os professores da Escola Interativa COOPEMA participaram de um encontro com a profissional Marcela Batista Faria, especialista em Neuropedagogia e Psicanálise e em Neuropsicopedagogia Clínica Institucional.
Na oportunidade, eles discutiram acerca dos desafios e perspectivas para o atendimento do educando deficiente e/ou com transtorno global do desenvolvimento.
A assessora pedagógica da Escola Interativa, professora Tania Mara, iniciou o ciclo de palestras com o objetivo de fazer uma reflexão sobre as Políticas Públicas de Inclusão.
“Todas as ações hoje empreendidas foram baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, juntamente com a Declaração de Salamanca. A partir desses documentos foi que o Brasil começou a direcionar as politicas para o processo de Inclusão de indivíduos que apresentam esse comportamento, dentro do ensino regular, com o apoio de uma equipe multidisciplinar", pontuou Tania.
A coordenadora disse, ainda que a Constituição Federal de 1988 foi a base para a elaboração das políticas brasileiras voltadas para o assunto. Esta, juntamente com Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96, com suas respectivas emendas, consolidaram as ações para o processo de Inclusão.
Em seguida, a Neuropedagoga Marcela Faria discutiu com o grupo de professores da COOPEMA sobre síndrome do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDH), pontuando as causas, o tratamento e o atendimento dos alunos que apresentam esse perfil na escola.