CIDADANIA
27/03/2015 - 11:17
Filme HQ sobre her

Obra premiada internacionalmente traz Selton Mello e Camila Pitanga como dubladores

Adilson Chinna- Assessoria de Comunicação

Os alunos do ensino médio participaram nesta quinta-feira, 26, no anfiteatro das faculdades Unidas do Vale do Araguaia-UNIVAR, da primeira sessão do “Cinema na Coopema”. O projeto da área de Ciências Humanas objetiva integrar as disciplinas afins e trabalhar a interdisciplinaridade, foco das provas do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Sob a orientação das professoras Jânia Capra (coordenadora da área) e Renata Galvão (História, Sociologia e Filosofia), os alunos assistiram ao filme “Uma História de Amor e Fúria”, do diretor Luiz Bolognesi. A obra faz uma releitura da história do Brasil da colonização à ditadura militar, e ainda prospecta um futuro de conflitos relacionados à escassez da água.

Os alunos participaram ativamente das discussões propostas pela professora Renata, que conduziu uma rodada de debates acerca do ponto de vista mostrado no filme. “Ele [o filme] é, com certeza, um “puxão de orelhas” na história oficial do Brasil”, comentou a professora.

Gabriela Santana ficou impressionada com a produção e as perspectivas abordadas pelo diretor e roteirista. “Duas frases irão permanecer nos nossos corações e mentes:”desconhecer o passado é viver no escuro” e “meus heróis não viraram estátua. Eles morreram combatendo quem virou estátua”, afirmou a aluna do 2º ano.

Sinopse do filme: Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro. (fonte: www.umahistoriadeamorefuria.com.br)