29/09/2015 - 17:00
Espanhol na ponta da l
Sabores e tradições ilustraram a aula prática no ensino médio

Adilson Chinna- ASCOM/COOPEMA

Para "experimentar", literalmente, as comidas típicas dos países que falam a língua espanhola, a professora Reybia Bueno instigou  todos os alunos do ensino médio a pesquisarem e a trazerem, para degustação, os pratos pesquisados.
Foram dezenas de comidas "exqusitas". Mas não se engane: exquisita ou exquisito, em espanhol, significa "delicioso".
"Eles foram desafiados a uma competição sadia e "sabrosa", brincou a professora enquanto apreciava um “guacamole”,  uma receita mexicana que teve um grande impacto na história da culinária e foi inventada pelos astecas por acreditarem na força do abacate, já que o fruto tem um alto teor de gordura, e assim, uma ótima capacidade de fornecer energia, além de ser considerado afrodisíaco.
"Queremos aulas com essa proposta: aliar teoria e prática, onde os alunos possam contextualizar e vivenciar o que se ensina", disse o diretor da Escola COOPEMA, João Xavier

Poemas e Músicas- Já os alunos do 5º ao 9º ano exploraram a cultura literária dos países de língua espanhola. Uma coletânea de preciosidades foram apresentadas. Um destaque especial foram as obras escritas por Pablo Neruda. As danças típicas também foram interpretadas, com maestria, pelos alunos. "Eles incorporaram as poesias e os poemas de Neruda. Foi lindo vê-los caracterizados", disse Reybia emocionada.