INOVAÇÃO
29/05/2015 - 19:11
Escola Coopema participa de projeto de arboriza

O objetivo é espalhar sementes de plantas nativas pela cidade.

Adilson Chinna- Assessoria de Comunicação

Alunos e professores do ensino fundamental (1º ao 8º ano) da Coopema meteram, literalmente, a “mão na massa”, ou melhor, na terra.

Eles participaram de palestras e plantaram várias sementes de árvores nativas brasileiras. “Estudos recentes apontam que mais de 75% das árvores das florestas do Brasil não são daqui”, salientou a doutora Cristina Filomena Justo, professora nos cursos de Agronomia e Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT.

Em sua explanação, a professora universitária destacou a necessidade de uma atenção maior a este assunto.

Perguntada sobre o porquê da iniciativa, Cristina destacou suas inúmeras vantagens. “Ao contrário das estrangeiras, as espécies nativas se adaptam melhor ao clima e correm menos riscos de contrair doenças comuns às outras espécies”, ressaltou a professora.

Os alunos participaram ativamente das atividades. Perguntaram e se divertiram muito. “É muito legal plantar. Quero ver essa essa árvore bem grandona”, disse o aluno Anthony Cruvinel, do 1º Ano do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora pedagógica, Tânia Mara, a proposta capitaneada pela Drª Cristina vem ao encontro do projeto do 2º Trimestre da Escola Coopema, que traz como tema “Educar a criança para a Sustentabilidade: Desafios e Avanços no mundo atual” . “Quando fomos procurados pela Cristina, imediatamente, abraçamos a causa. É com iniciativas como esta, trabalhadas nas escolas, que conscientizaremos e formaremos cidadãos mais cientes da sua responsabilidade com o meio ambiente”, reforçou a coordenadora.