13/01/2015 - 19:44
Escola Coopema lan
Adilson Chinna- Assessoria de Comunicação

Na educação, às vezes, é preciso romper com certos  paradigmas e pré-conceitos e enxergar mais longe. É com esse pensamento que a implantação do projeto “O Líder em Mim” pela Escola Interativa Coopema busca, de fato, contribuir na formação integral do aluno e inovar na maneira de se educar.

As lições de Stephen Covey (1932-2012), consultor de grandes CEO’s (Chief Executive Officers) nos Estados Unidos e conselheiro do ex-presidente norte americano Bill Clinton foram adaptadas por Muriel Summers, diretora da A.B.Combs, escola de ensino fundamental na cidade americana de Raleigh, na Carolina do Norte. Ela vivia uma realidade muito parecida com a de diversos estabelecimentos de ensino aqui no Brasil: alunos indisciplinados e sem vontade de aprender, professores desmotivados e pais ausentes.

O livro de Covey, intitulado “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, norteou as ações implantadas na A.B.Combs e foi determinante para transformar aquela problemática escola numa das mais conceituadas dentro dos Estados Unidos. A Revista Veja, em sua edição de 8 de outubro de 2014, referiu-se ao programa como “uma nova abordagem de ensino de habilidades não cognitivas que estimulam o foco, resiliência, espírito de time, liderança...”

“Conhecemos o projeto e ouvimos vários gestores e coordenadores de outras partes do Brasil que testemunharam sua eficiência e eficácia num encontro em Recife, em setembro deste ano”, disse o diretor João Xavier, que coordena a implantação de “O líder em Mim” na Escola Interativa Coopema.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da escola, Tânia Mara, vê com grande entusiasmo e afirma que o projeto alcançará resultados altamente positivos. “Acredito que o programa oportunizará o amadurecimento e a autonomia das crianças, despertando nelas o senso de responsabilidade e limite por suas ações, além do respeito aos colegas e aos pais, ou seja, o que todo educador sonha”, concluiu.

O programa de treinamento de  “O Líder em Mim” envolve alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários e gestão, e é parte integrante, e não separada, da rotina escolar.  “Eles traçarão objetivos para aquilo o que querem alcançar individualmente e em grupo dentro da sala de aula. Paralelamente a esses objetivos, os alunos estipularão metas e estratégias para atingi-los. É o espírito corporativo invadindo a escola e transformando o aluno em líder ou, como o próprio slogan do programa diz, “ dono do seu destino”, afirmou o diretor João Xavier.