23/02/2021 - 08:29
Ensino Híbrido é realidade na Escola Coopema
Larissa Forgerini

Desde o início da pandemia do Coronavírus, algumas adaptações foram necessárias e as escolas precisaram se adequar a esta nova realidade. O ensino presencial foi substituído por aulas online e, de casa, professores e alunos conheceram o “novo normal”.

Algumas pesquisas em busca de uma solução quanto à educação foram realizadas e, em 2021, diversas escolas privadas de todo Brasil optaram pela modalidade híbrida. Esta metodologia, que tem por objetivo tanto o ensino online quanto o presencial, é uma das maiores tendências do século XXI.

A Escola Interativa Coopema iniciou, em fevereiro, a retomada das aulas presenciais nesta modalidade de ensino. Foi necessário realizar investimentos em equipamentos e treinamento dos profissionais (professores e equipe de apoio), capacitando-os para esse desafio.

De acordo com o Diretor Pedagógico, João Xavier, o Ensino Híbrido na Escola Coopema tem sido eficaz: “não poupamos esforços na busca de nos adaptarmos a essa nova tendência da educação mundial. Investimos em treinamento e tecnologia para colocarmos a Coopema na vanguarda do ensino na nossa cidade e região”.

Contudo, a retomada das aulas exigiu uma nova configuração do espaço físico, envolvendo protocolos de higiene que vão desde a entrada na escola até a sinalização dos ambientes. É necessário aferir a temperatura, fazer o uso do álcool em gel e também das máscaras. Além disso, é realizada uma fiscalização para evitar as aglomerações nos intervalos. Dessa forma, as aulas fluem de forma organizada e segura.