CIDADANIA
19/09/2018 - 09:01
ENERGIA SOLAR: projeto ambiental coloca COOPEMA em premiação nacional
Adilson Chinna

Um sistema de energia solar fotovoltaico é aquele capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Esta fonte de energia alternativa é composta por Painéis solares, Controladores de carga, Inversores e Baterias

Nesse processo, o raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica fabricada com materiais chamados de semicondutores. O mais utilizado é o silício.

A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando, assim, a eletricidade.

Com base na necessidade de minimizar custo com a energia elétrica e também associar à consciência ambiental despertada na Escola Interativa, a COOPEMA instalou essa fonte de energia alternativa.

“A ideia surgiu no ano de 2017 e, após aprovação da diretoria da cooperativa, partimos para a fase de contratação e instalação dos painéis e todos os demais equipamentos”, disse o presidente da COOPEMA, José Carlos Salamoni.

Com esse investimento, a economia da cooperativa será de 100% e, ainda, terá a capacidade de produzir energia até para devolver à rede, contribuindo também com a comunidade estabelecida no entorno da escola.

“No que se refere ao impacto ambiental positivo, mensalmente essa ação evitará a emissão demais de 11 toneladas de gás carbônico na atmosfera. Em termos mais concretos, são 72 árvores que deixarão de serem utilizadas para eliminação de CO2 “, concluiu o diretor pedagógico e biólogo, professor João Xavier.

O projeto concorre também a uma premiação nacional sob o tema “Sustentabilidade”, promovido pelas cooperativas e que tem a denominação de PRÊMIO SESCOOP.