INOVAÇÃO
03/07/2017 - 08:39
DIA DE COOPERAR: ação solidária mobiliza alunos da COOPEMA

Idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais-OCEMG, o  Dia “C”, ou DIA DE COOPERAR,  é uma campanha que busca, através de cada cooperativa, estimular o trabalho voluntário, promovendo a integração dos cooperados e sociedade, num grande movimento de solidariedade.

Entendendo esse chamamento,  A COOPEMA, através dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, promoveu um conjunto de ações durante os meses de maio e junho, cujo objetivo foi o de arrecadar fundos para o Lar da Providência, localizado no município vizinho de Aragarças  e que acolhe e cuida de idosos.

“Nós realizamos pedágios solidários nos principais cruzamentos da cidade. Promovemos, também,  uma campanha de arrecadação de alimentos com os próprios alunos, bem como um gincana que envolveu todo o ensino médio”, disse a aluna Vitória Paixão, uma das líderes da turma.

Na sexta-feira, 30 de junho, os alunos foram ao Lar da Providência. Acompanhados da professora Juliele, que coordenou os trabalhos, eles passaram uma tarde com os idosos que ali moram. Ouviram histórias, riram, choraram. Ao final, entregaram o fruto dos seus esforços: R$ 3.397,00 em arrecadação do pedágio e mais 350 quilos em alimentos. Além disso, uma quantidade considerável de fraldas geriátricas também foram doadas.

“A gente percebe que muito mais importante que o valor material que aqui trouxemos é a nossa presença. Tudo o que eles [os idosos] querem é atenção. Ouvi histórias incríveis e me emocionei bastante”, revelou o aluno Matheus Galvão.

Para o diretor da Escola Interativa, professor João Xavier, o resultado foi tão positivo que será o projeto de fechamento do Programa O LÍDER EM MIM. “Faremos do “Dia C” a ação que encerrará o ciclo do nosso projeto OLEM. É uma oportunidade de ensinarmos aos nossos alunos, na prática, que vale a pena ajudar. É bom para quem recebe, melhor ainda para quem faz”, concluiu o gestor.