01/06/2017 - 08:59
Destaque no Regional de voleibol abre mão de medalha.

É maravilhoso quando assistimos, pela televisão, a bons exemplos. Vez ou outra isso ocorre, também, dentro do esporte. Quem não se lembra da homenagem prestada pelo Atlético Nacional, equipe colombiana que abriu mão do título da Copa Sul Americana, após o acidente aéreo que vitimou praticamente toda delegação da Chapecoense, time brasileiro, que faria a final em Medelín, no dia 29 de novembro de 2016?

O fato foi destaque mundial e equipes como o Barcelona e o Real Madrid, da Espanha, seguidas de muitas outras, fizeram suas emocionantes homenagens.

Mas e quando isso ocorre “dentro de casa”?

Durante os Jogos Regionais, realizados na cidade de Água Boa, a equipe de voleibol feminino da Escola COOPEMA foi campeã. Além das medalhas e do troféu pelo título, a atleta Gabriely Roldão foi eleita a “jogadora destaque” da competição. “Confesso que fiquei surpresa pela escolha, mas não fui tão bem e tinha consciência disso”, disse a aluna do 2º ano do ensino médio.

Angustiada, a aluna procurou o chefe da delegação e presidente da COOPEMA, professor José Carlos Salamoni e fez um pedido inusitado: gostaria de premiar a “verdadeira” atleta destaque da equipe.

“Apesar de oficialmente ela ter sido eleita, a demonstração de caráter da “Gaby” me comoveu. Afinal, o esporte é uma prática constante de respeito,  perseverança e trabalho em equipe”, pontuou Salamoni.

Com a decisão tomada, faltava a oportunidade. A data escolhida foi o dia 31 de maio, quando aconteceria uma homenagem às equipes que representaram a COOPEMA nos jogos .

Com toda escola reunida, Gaby pediu o direito à palavra e  cumpriu o que havia se proposto. “Tenho que reconhecer o esforço de todas. Fomos guerreiras e nos apoiamos durante todo o torneio. Entretanto, uma de nós foi fundamental pra manter o equilíbrio da equipe e demonstrou um verdadeiro espírito de doação em todos os jogos”, disse a aluna. Em seguida,  convidou Isabela Barreto, do 3º ano do ensino médio, para receber a medalha de suas mãos.

Todos aplaudiram euforicamente a atitude. Isabela ficou muito emocionada e recebeu um caloroso abraço da companheira de equipe.

“É gratificante e recompensador testemunhar gestos como este”, disse o diretor João Xavier, que enalteceu o trabalho que é desenvolvido dentro da escola desde as séries do ensino fundamental I, com o programa O LÍDER EM MIM.

A equipe agora segue os treinamentos visando aos Jogos Intercolegiais, etapa estadual, que ocorrerão na cidade de Alta Floresta. A COOPEMA é a atual campeã do estado de voleibol feminino, na categoria B.