08/10/2015 - 23:40
COOPCAMP: sucesso total !!!

O melhor de tudo é que as surpresas ainda não acabaram.

Adilson Chinna-ASCOM/COOPEMA

Os alunos da Escola COOPEMA ganharam muitas surpresas nesta Semana da Criança. As “brincadeiras” começaram na segunda com pula-pula, picolé e muita diversão. Na terça-feira, o dia foi de cinema, pipoca e suco. Já na quarta, a expectativa girou em torno do acampamento da escola: o COOPCAMP

Na hora da despedida, a alegria da criançada contrastava com a "cara de choro" dos pais . “Será que ela vai ficar bem?”, comentou uma preocupada mãe. “Qualquer coisa me liga”, observou um aflito pai.

Para o diretor da escola, isso é normal quando se trata de filhos. Ainda mais com essas idades, já que os alunos são todos da Educação Infantil e Ensino Fundamentl I (maternal ao 4º ano). “É preciso cortar o cordão umbilical. E não é fácil, ainda mais quando somos bombardeados com inúmeras histórias trágicas nos noticiários”, disse João Xavier.

Para a tranquilidade dos “desesperados” papais e mamães, a escola contou com um enorme contingente, proporcional ao tamanho do evento. Foram mais de 20 funcionários, além de 30 acadêmicos do curso de Educação Física das faculdades Univar, mais o apoio do vice-presidente da COOPEMA, Joan Tertuliano (proprietário do Sitio Vale do Sossegol) e seus funcionários, para cerca de 140 alunos.

O COOPCAMP- O acampamento começou,na noite de quarta, com o Festival de Música. Depois, atividades lúdicas foram orientadas pela equipe de Educação Física. Logo após todo esse esforço, foi servido um delicioso lanche e, depois, todos foram dormir. Ou, pelo menos, tentar.

Para garantir a segurança dos “pequenos aventureiros” uma equipe de apoio de aproximadamente 20 pessoas se revezou durante toda a madrugada.

“O objetivo foi fazer rondas em volta das barracas e manter postos fixos de observação próximos à lagoa e à piscina. Duas monitoras se alternaram para acompanhar as crianças ao banheiro e para beberem água”, falou o professor Carlos Mauro, que supervisionou os trabalhos.

Ao raiar do dia, as crianças foram despertadas com o cantar do galo e o convite para saborearem um delicioso café da manhã preparado pelo buffet contratado pela escola.

Com todos de “barriga bem cheia”, chegava a hora de conhecer as belezas e os mistérios do sítio. Numa caminhada ordenada, o primeiro ponto de exploração foi o curral, onde os alunos acompanharam a ordenha das vacas e, ainda (para os que se arriscaram) foi oferecido um leite quentinho, direto da fonte. “Muitos de nossos alunos não tinham, de fato, esse contato direto com a natureza. Para eles isso é muito importante e, para nós, motivo de muita satisfação ao vermos esses olhinhos brilharem de alegria”, revelou o diretor.

A travessia do córrego por cima de uma “pinguela” deu mais motivação à aventura. A próxima a parada foi na casa do Senhor Calixto, caseiro do local, que mantém um chiqueiro enorme, bem como diversas galinhas criadas soltas pelo quintal. A criançada adorou alimentar os animais. “É muito legal”, disse a empolgada Alexandra Rodrigues, do Maternal II.

Depois de tanta caminhada no calorão, foi a vez dos alunos se refrescarem na piscina do sítio. Tudo ordenado por turmas e acompanhado pelos monitores nas bordas e professoras e apoio dentro d’água. A garotada adorou.

Enquanto algumas turmas brincavam na piscina, outras participavam de atividades em grupo com os professores e alunos do curso de Educação Física.

Chegada a hora do almoço, todos foram divididos por série e fizeram suas refeições debaixo do extenso pomar que existe no local.

Por volta do meio-dia, os alunos retornaram à escola para os braços dos, agora sorridentes e cheios de saudades, pais.

“Correu tudo na mais perfeita ordem e disciplina. Nossos alunos são um exemplo de educação e postura em todos os eventos que realizamos”, disse a coordenadora pedagógica Tânia Mara.

As atividades da Escola COOPEMA dentro da comemoração da Semana da Criança se encerra nesta sexta, 09, com uma gincana no Ginásio da escola, o “Hermelinão”.