14/10/2015 - 00:48
Alunos do ensino m

Eles também estiveram no único museu oficial da região.

Adilson Chinna- ASCOM/COOPEMA

Os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola COOPEMA visitaram o museu da cidade vizinha de Aragarças, estado de Goiás . Aliás, ele foi oficialmente tombado pelo patrimônio histórico municipal. A anfitriã foi a Srª Zélia Diniz, escritora, poetisa e professora aposentada daquele município.

“A nossa maior preocupação é fazer com que os alunos tenham um olhar mais concreto da história. A nossa região é rica pela sua colonização, que passa por bandeirantes, garimpeiros e pela Fundação Brasil Central, idealizada por Getúlio Vargas e que teve, entre seus expoentes, a liderança do Marechal Cândido Rondon”, disse a professora Mayza Bérgamo que, juntamente com o professor Diego Cedro, de Geografia, acompanharam os alunos.

Eles também estiveram no Aeroporto de Aragarças onde um acervo da época da Expedição Roncador-Xingú é mantida. O local é mundialmente conhecido por ter sido palco do primeiro sequestro de aeronave da história e foi, inclusive, lembrado pela minissérie da Rede Globo JK.

Revolta Veloso- Em 1959, um grupo de oficiais da Aeronáutica, liderados pelo Major Haroldo Coimbra Veloso, sequestrou um avião comercial da empresa Paner, com 40 passageiros.

O objetivo era montar uma resistência ao governo do presidente Juscelino Kubitschek. O sequestro começou quando o Major Éder Teixeira Pinto rendeu, ainda no ar, os pilotos do avião quadrimotor Constellation, forçando-os a pousar no aeroporto de Aragarças. Em terra, o Major Veloso aguardava com os outros oficiais, com o apoio de dois aviões C-47 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Comunicado do levante, o Ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, determinou um ataque aos revoltosos. Um grupo de paraquedistas do Exército Brasileiro chegou de surpresa, e bombardeou um dos C-47, fazendo com que os amotinados se rendessem. A revolta durou três dias.

O Major Veloso e os outros oficiais foram presos e anistiados pelo governo federal. Veloso ainda conseguiu se eleger deputado federal pelo estado do Pará. Ele faleceu com 49 anos.