31/08/2015 - 11:32
Alunos do Ensino Fundamental recebem orienta

O ciclo de palestras ocorre em toda rede de educação da cidade.

Adilson Chinna-ASCOM/COOPEMA

Os alunos do Ensino Fundamental II (5º ao 7º ano) receberam a visita de universitários do 3º semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, na manhã desta segunda-feira, 31.

O objetivo do “bate-papo” era o de trazer informações sobre o Papilomavírus Humano (HPV), doença sexualmente transmissível e que pode levar ao câncer ginecológico. O convite foi feito pela Coordenação da Área de Ciências da Natureza, que tem à frente a professora Alexsandra Souza.

“A intenção aqui é falar sobre a campanha de vacinação contra o HPV. A primeira fase ocorreu em março deste ano. A segunda, será em setembro”, disse a acadêmica Ana Raquel que participa do ciclo de palestras juntamente com os colegas Jorge Antônio e Ana Paula.

A campanha é orientada pela professora Fernanda Vitorino, da UFMT, e já percorreu todas as escolas municipais e estaduais da cidade de Barra do Garças.

“No ano passado, a vacinação foi para meninas entre 9 e 11 anos. Neste ano, a meta é vacinar jovens entre 9 e 13”, finalizou Ana Raquel.

A doença- O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. (site: www.minhavida.com.br).