CIDADANIA
27/06/2022 - 10:37
PROERD: COOPEMA ENTREGA CERTIFICADOS A ALUNOS DOS 5º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Isadora Barbosa - Estagiária/Assessoria de Comunicação

Esta é a quarta entrega de certificados. Evento reuniu autoridades locais e a comunidade escolar.

Na última sexta-feira (24), a cerimônia anual de entrega de certificado às turmas formandas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) reuniu a Gestão e a comunidade escolar da Escola Interativa COOPEMA. O Programa, uma parceria entre a Escola e a Comando Regional da Polícia Militar, é destinado aos estudantes dos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental.

O Proerd, ou D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) em inglês, surgiu em 1983, no município de Los Angeles, Califórnia, uma iniciativa entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles com o objetivo de educar estudantes do Ensino Fundamental a respeito do uso de drogas. Em 1992, o Rio de Janeiro introduziu o Programa em território brasileiro.

Desde 2018, a Escola Interativa COOPEMA e a Polícia Militar do município de Barra do Garças, por intermédio de policiais militares capacitados, incentivam o desenvolvimento de habilidades para a “saúde e segurança pessoal” dos estudantes dos 5º e 7º anos. As aulas são ministradas em sala, com o apoio e colaboração de professores, além de material didático que promove o diálogo familiar.

Para João Xavier, Diretor Pedagógico, o Proed é um importante componente para formação escolar dos estudantes, pois os orienta às escolhas saudáveis: “contribui para a formação, pois os alunos, além do conteúdo ensinado diariamente em sala de aula, necessitam de uma formação humana, para a vida”, conclui Xavier.

DAREN, O LEÃO

Com a popularização do Proerd, o D.A.R.E., ramo norte-americano do Programa, publicou uma pesquisa para que a população auxiliasse na escolha de um mascote “que se posicionasse de maneira enérgica, corajosa, amável e que não tinha medo de tomar posição contra as drogas e a violência.” E, assim, surgiu o Leão Daren. Daren sempre diz não às drogas e à violência, e estará lá para ajudá-lo caso alguém o induza ao mau caminho.