11/02/2020 - 13:22
Primeira semana de aula na Coopema trabalhou as competências socioemocionais
Larissa Forgerini

Na última semana, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, aconteceu à primeira semana de aula na Escola Interativa Coopema, e com isso, o início das atividades do ano letivo de 2020.

À primeira semana foi pensada diante das competências socioemocionais, onde os professores trabalharam com as dinâmicas, buscando conhecer melhor cada aluno, observando o seu comportamento, suas características, a forma como se relaciona com os colegas e demais pessoas.

No período vespertino, foi realizada a atividade dos ‘super heróis’, trazendo para sala de aula uma reflexão sobre as características deles. Dessa forma, as crianças observavam as suas qualidades, e pontuavam o que achavam legal em cada um deles. Os pais também foram envolvidos na atividade, passando por uma entrevista sobre o comportamento e as atitudes dos filhos.

A coordenadora geral da Escola Coopema, Tania Mara, comentou a importância de se trabalhar as competências socioemocionais no âmbito escolar: “é importante para a formação integral das crianças, visto que elas são seres completos. Nós somos seres completos. Nós somos emocionais, psicológicos, espirituais, biológicos e intelectuais. Trabalhar as competências socioemocionais dá um equilíbrio na parte psicológica, cognitiva e afetiva do educando”.

As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. Essas competências servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Dessa forma, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.