12/04/2021 - 11:06
Escola Coopema inicia Projeto de Leitura 2021
Larissa Forgerini

Desenvolver o domínio da linguagem e aprimorar as competências de leitura e escrita é fundamental para formar alunos autônomos, críticos, capazes de resolver problemas e tomar decisões.

Neste sentido, a escola seleciona os livros de leitura para o desenvolvimento de duas das dez competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dessa forma, o projeto de leitura tem como objetivo maior despertar na criança o gosto pela leitura e transformá-las em protagonistas.

“O projeto proporcionará aos alunos, aguçar o potencial cognitivo e criativo; promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; possibilitar o acesso aos diversos gêneros textuais: poemas, adivinhas, piadas, contos, fábulas e tirinhas, buscando efetivar o processo de leitura e escrita. Desenvolver a expressão corporal e a entonação da voz, conforme os diversos tipos de textos, estimular o desejo de novas leituras, despertar o gosto pela produção textual, além de possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação e permitir produções orais, escritas e em outras linguagens”, ressalta a Coordenadora Geral da Escola Coopema, Tania Mara.