13/09/2017 - 08:08
Gestores da COOPEMA participam de missão na Espanha

O presidente da Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia-COOPEMA, professor José Carlos Salamoni, juntamente com o diretor da Escola Interativa, professor João Xavier, estão desde a última sexta-feira, 08 de setembro, na Espanha.

O objetivo deste “intercâmbio educacional” é o estudo e a troca de experiências com o sistema europeu de ensino.

“Iremos visitar, além das escolas, universidades cooperativistas e aprender um pouco mais sobre esse modelo de gestão”, disse Salamoni.

Os professores acompanham uma missão da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB, que tem o objetivo de criar a Faculdade do Cooperativismo.

A comitiva está na cidade de Mondragon e os gestores da COOPEMA aproveitam a oportunidade para aprender, também, sobre o modelo de negócios empregado no ramo específico da educação.

A viagem se estende ainda por esta semana e na rota do grupo brasileiro ainda estão visitações nas cidades de Bilbao e Madri.

“A COOPEMA prima pela Inovação e Barra do Garças merece estar entre as melhores referências educacionais dentro da região. Com certeza, aplicaremos muita coisa aprendida aqui em nossa escola”, afirmou o diretor João Xavier.

MONDRAGON-Mondragón Cooperative Corporation (Mondragón Corporación Cooperativa – o MCC) é um grupo de produção industrial e de empresas de distribuição sediadas no País Vasco (norte da Espanha) e também no resto de Espanha, bem como no estrangeiro. É considerada a maior cooperativa de trabalhadores do mundo.

O Complexo Cooperativas de Mondragon é um exemplo mundialmente famoso por sua capacidade de reunir 120 empresas sob forma de Cooperativas, sendo 87 industriais, 1 de crédito (Caja Laboral), 1 de consumo (Eroski), 4 agrícolas, 13 cooperativas de pesquisa, 6 de serviços em consultoria e 8 cooperativas de educação. São associados das Cooperativas apenas seus trabalhadores que atualmente somam 93 mil pessoas. Na essência todas as cooperativas de Mondragón são Cooperativas de Trabalho que possuem produtos e serviços diferentes entre si.